A trilha de aprendizagem do professor José Antonio Ramalho, Diretor Presidente da JR Gestão Planejamento e Estratégia, inicia-se nos anos 70 com sua efetiva participação na modernização dos Ministérios da Saúde, Educação e do Trabalho. Nessa década, idealizou com o grupo de trabalho dos Ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento Urbano, Programas e Projetos de apoio às Micro e Pequenas Empresas, apoiados pelo Banco Mundial e implementados pelo SEBRAE, sob sua supervisão, em todas as regiões brasileiras.
Sua trajetória profissional continuou nas décadas seguintes como gestor público e privado em diversas instituições, professor, consultor, membro de conselhos, associações científicas e profissionais, autor de vários artigos e publicações, sempre presente nas decisões estratégicas e formulações de políticas públicas geradoras de empregos, postos de trabalho e distribuição de renda nos setores comercial, de serviços, industrial e do agronegócio para micro e pequenas empresas (MPEs), empresas de pequena o porte (EPP) e de médio porte (EMP).
Os marcos históricos do Sistema de Franchising brasileiro registram, no período de outubro de 1991 a dezembro de 1994, os trabalhos desenvolvidos pelo prof. Ramalho, no acompanhamento e apoio no Congresso Nacional do Projeto de Lei nº 318-A/91, de autoria do Deputado Magalhães Teixeira, que resultou na lei nº 8955/94, que dispõe sobre o contrato de franquia empresarial (franchising) e dá outras providências. Após 25 anos de vigência da lei nº 8955/94, contribuiu de forma intensa e continuada para a aprovação no dia 06 de novembro de 2019 pelo Senado Federal, do PLC219/2015 sancionado em 26 de dezembro de 2019 pelo Presidente da República, como o novo marco legal das franquias (Lei 13.966/2019).
Em julho de 2010 fundou a JR Gestão Planejamento e Estratégia, empresa que detém reconhecida expertise na prestação de serviços técnicos especializados de consultoria, planejamento e capacitação nas áreas de gestão de empresas públicas e privadas, processos de desenvolvimento setorial e local, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de equipes e planejamento estratégico, realização de treinamento, elaboração de estudos, pesquisas sociais e de mercado, planejamento, promoção e realização de eventos, produção, edição e publicação de conteúdo na área de gestão.