Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo Federal anunciaram uma parceria estratégica com o objetivo de capacitar Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) no Brasil com estruturas, ferramentas e recursos para iniciar relatórios básicos de sustentabilidade, promovendo assim o acesso a capital, cadeias de suprimentos e novas oportunidades de negócios na economia verde global.
O Governo Federal, representado pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), trabalhará com o PNUD e outras agências para identificar um setor piloto, envolver partes interessadas locais para adaptar as métricas Savannah e desenvolver um roteiro para aproveitar a tecnologia e simplificar a capacidade das MPMEs de relatar um conjunto básico de métricas de sustentabilidade.
“Apoiar as MPMEs em sua jornada de sustentabilidade é fundamental para o futuro econômico e ambiental do Brasil”, afirma o ministro do Empreendedorismo, Márcio França.
“Esta parceria reforça nosso compromisso em capacitar as pequenas empresas com as ferramentas de que precisam para prosperar em uma economia verde global. Ao equipar as MPMEs com mecanismos simplificados de relatórios, estamos fomentando a inovação, ampliando o acesso aos mercados globais e fortalecendo seu papel como motores do desenvolvimento sustentável.”
Como base da economia global, as MPMEs desempenham um papel vital no Brasil, representando mais de 90% de todas as empresas do país. Esta colaboração se baseará no trabalho realizado no âmbito do Projeto Savannah, uma iniciativa internacional que desenvolve frameworks e tecnologias para simplificar a elaboração de relatórios de sustentabilidade. O Savannah é projetado para criar padrões básicos, adaptáveis e tecnológicos que conectem as empresas às melhores práticas globais de sustentabilidade, facilitando a implementação de métricas ESG (ambientais, sociais e de governança) para empresas de pequeno porte.
Além de proporcionar avanços tecnológicos e estruturais para o setor, o projeto também contribuirá para iniciativas nacionais, como o “Selo Verde Brasil”, liderado pelo MDIC. Com a liderança do Brasil nessa parceria global, as MPMEs poderão se posicionar como protagonistas na construção de uma economia sustentável e inclusiva, fortalecendo o papel do país na economia verde.
Fonte: https://www.gov.br/