O Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), a Embaixada da França no Brasil e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançaram o projeto MídiaCOP nesta quarta-feira, 11 de dezembro. A iniciativa visa ao desenvolvimento de políticas públicas e projetos educacionais voltados à educação midiática no contexto ambiental.
O MídiaCOP atuará na formulação de materiais pedagógicos, no desenvolvimento de trilhas formativas, na capacitação de educadores-multiplicadores nos territórios e no desenvolvimento de projetos-piloto de educação midiática e ambiental. Como conclusão do projeto, os multiplicadores de Belém (PA) e seus estudantes atuarão na cobertura jovem da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
De acordo com Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC, a educação básica é a etapa que mais tem possibilidades de incidir sobre as questões ambientais. “Quando a gente pensa na Amazônia, pensamos na cor verde, e isso nos dá a falsa impressão de que a conservação prescinde das pessoas, mas esse bioma só está protegido por causa das ‘gentes’ que vivem embaixo da copa das árvores”, disse.
“Se nós conseguirmos orientar nossos professores mesmo em situação de baixa conectividade, mas muito impactados pela pressão das mídias contemporâneas, nós vamos conseguir fazer o mundo entender a potência dessa região e como preservá-la”, argumentou.
O lançamento ocorre no contexto da vinda de representantes do Centro de Alfabetização Midiática e Informacional (Clémi – Centre pour l’éducation aux médias et à l’information) da França. Eles estarão no Brasil para uma visita técnica, que marca o fortalecimento da cooperação entre os países no campo da educação midiática e do desenvolvimento do projeto.
Continuidade da parceria – A vinda da equipe do Clémi faz parte de uma cooperação iniciada pela Secom/PR e pelo MEC com o Ministério da Educação francês a partir da visita de uma delegação brasileira formada por membros de ambos os ministérios em janeiro de 2024. Na sequência, por ocasião da vinda do presidente Emmanuel Macron ao Brasil, foi assinado um acordo de cooperação entre ambos os países sobre o tema da educação midiática.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secom/PR